Buldogue francês : características e cuidados necessários!

O Buldogue francês é uma raça de cachorro que foi criada de maneira proposital a partir do Bulldog inglês.

A ideia inicial era um cachorro menor, para ser cão de companhia, com as mesmas características do Bulldog inglês. Como foi na França que essa nova espécie de cachorro ganhou popularidade, ele ficou conhecido como “ Buldogue francês”.

O Frenchie, como também é carinhosamente chamado, é um cachorro extremamente dócil e companheiro. Gosta de estar junto com seus donos em pequenas caminhas, tarefas do dia a dia e principalmente relaxando.

Ele também é possessivo para com seus donos e, por esse motivo, é de difícil convivência com outros animais. Se for o caso, ele deve ser acostumado aos poucos e com muita paciência, afinal também é conhecido por ser um cachorro teimoso.

Por ser uma raça de companhia, o Buldogue francês quer estar com seus donos o tempo todo, o que pode ser um problema caso tenha que ficar sozinho constantemente por motivos de trabalho, por exemplo.

Caso fique muito sozinho ou não receba a devida atenção, o Frenchie tem tendência a desenvolver costume de roer, morder e consequentemente destruir objetos próximos ao seu alcance.

Porém, em geral, é uma raça animada, brincalhona e dócil. As crianças geralmente se dão muito bem com ele, já que adora estar no meio delas e seu corpinho robusto favorece algumas brincadeiras.

Por outro lado, o Buldogue francês não gosta de exercícios físicos muito cansativos, pois seu focinho achatado e curto dificulta um pouco a respiração e o controle da temperatura corporal. Por esse motivo também ele é conhecido por roncar consideravelmente.

Uma curiosidade sobre o Buldogue que nem todos sabem é que ele também está sempre alerta e irá avisar seus donos quando perceber que algo está fora do normal ou que alguém estranho se aproxima, por exemplo.

Essa raça também é muito vista no meio das celebridades, onde já foi vista nos braços de Leonardo DiCaprio e da família Beckham.

As principais características do Buldogue francês

Buldogue Francês

O Buldogue francês é bastante similar à sua versão inglesa, porém é relativamente mais compacto. Também possui as orelhinhas levantadas, responsável por sua caracterização.

Possuem o nariz achatado e curto, o que pode dificultar a sua respiração em determinados momentos e também favorece o aquecimento, por isso essa raça sente muito calor e ronca.

Podem ser encontrados com uma média de 30 a 35 centímetros de altura e pesando entre 8 a 14 kg. Seu corpo é considerado compacto, porém apresenta as características robustas dos Bulldogs.

Por ser “compacto” e pequeno, essa é uma raça muito frequentemente escolhida para apartamentos e casas pequenas, sem quintal.

A pelagem é curta e lisa, nas cores branca, caramelo, preto e também azul. Eles também não realizam a troca do pelo com frequência.

Os Bulldogs franceses podem viver uma média de 10 a 12 anos.

Os cuidados necessários para com os cães dessa raça

Como qualquer outro animal, os Bulldogs precisam de constante atenção e cuidado. Estar sempre com as vacinas em dia e ir de maneira periódica ao veterinário para realizar checkups e garantir a sua saúde.

Também é muito importante que eles tenham uma alimentação saudável e balanceada, com rações específicas para a raça. Dessa maneira, é possível evitar a obesidade, um problema muito comum nesses cachorros.

Como tamanho reduzido e a dificuldade em realizar exercícios físicos podem contribuir para a obesidade do Buldogue francês, além da alimentação também é muito importante que os seus donos os exercitem de maneira periódica e moderada e também que cuidem da sua alimentação.

Devido às suas dobrinhas, eles também precisam de banhos frequentes e de atenção para evitar problemas de pele, causados pelo acúmulo de fungos e bactérias. Também é necessário se atentar ao surgimento de oitites na orelha.

Por causa da sua robustez, esses cachorros devem ser mantidos longe de piscinas, rios e tanques de água, evitando assim possível afogamentos e sustos. Existem outras formas de evitar que eles sintam calor e regular a sua temperatura, como mantendo sua água fresca e o deixando na sombra, por exemplo.

Outro problema muito comum para o Buldogue francês é na coluna e seus donos devem estar sempre atentos para qualquer alteração no comportamento do animal e em caso de aparentes dores que ele possa estar sentindo.

O Buldogue francês é um cão muito dócil e companheiro, ótimo para crianças e adultos que ficam muito sozinhos em casa. Precisam de muita atenção e carinho, mas irão retribuir da mesma forma!

Além deles, existem outras raças que podem ser perfeitas para você e o ambiente em que vive. Quer conhecer mais sobre elas ou saber mais curiosidades sobre o Bulldog? Então veio ao lugar certo!

Não deixe de conferir os outros artigos aqui no nosso blog e aproveite também para comentar e mandar suas dúvidas pra gente!