Spitz Alemão: conheça o cão mais fofo do mundo!

O Spitz Alemão é uma raça que conquistou o coração e o lar de muitas pessoas ao redor do mundo. Seu temperamento dócil, em conjunto com a sua aparência peluda e o tamanho reduzido são as principais características desse animalzinho.

Quer saber mais sobre essa raça? Então continue lendo!

Cachorro mais fofo do mundo

O Spitz Alemão, como o próprio nome remete, é originário da Alemanha e pode ser encontrado em diversos tamanhos, desde o gigante até o anão. Os anões foram encontrados pela primeira vez no extremo norte do país, próximo da Polônia, na região da Pomerânia e por esse motivo levam o nome de Lulu da Pomerânia.

Basicamente, o Lulu da Pomerânia e o Spitz Alemão são a mesma coisa, o que pode gerar uma confusão para aqueles que ainda não estão habituados com a raça. A “diferença” entre eles está justamente no tamanho.

Essa raça se tornou popular por causa Rainha Victória, que se encantou com a raça e levou para a Inglaterra. Na história e mesmo nos dias atuais, diversas celebridades e nomes famosos já foram vistos com o Spitz Alemão. Podemos citar como exemplo: Mozart, Isaac Newton, Paris Hilton, Celso Zucatelli e Zezé de Camargo.

O Lulu da Pomerânia ganhou popularidade principalmente também como o “Cachorro mais fofo do mundo”, por causa de um lulu chamado Boo, celebridade na internet.

Além de companheiro, o Spitz Alemão também é um cachorro muito utilizado como vigia. Essa não é uma raça agressiva, porém está sempre alerta e a qualquer sinal de perigo ou de algo que fora do comum o Spitz irá latir consideravelmente.

Essa raça é muitas vezes confundida com outras: o Keeshound, Spitz Japonês ou o Schipperke.

As características da raça

Além da sua pelagem abundante e tamanho reduzido, o Spitz Alemão também possui alguns pontos característicos.

Em primeiro lugar, o pelo “fofinho”, muitas vezes lembrando a juba de um leão, e nas cores marrom, preto, laranja, cinza ou branco. Seu tamanho também reduzido, tendo em média uma altura de até 22 cm, sendo caracterizados por gigante, grande, médio, pequeno e o anão lulu.

Em média, eles pesam entre 10 a 20 kg, dependendo do seu tamanho.

Fisicamente, além do tamanho, eles também possuem patas curtas, orelhas curtas e pontudas (que permanecem sempre alertas), focinho curto e uma cauda erguida e enrolada. Consequentemente também são extremamente frágeis e precisam de uma atenção e cuidados redobrados, principalmente quando filhotes.

São animais dóceis, porém não se dão bem com crianças. Mesmo sendo utilizados para perceber e avisar quando estranhos se aproximam, se adaptam facilmente a outras pessoas, por isso não deve ser sinal de alarme.

Os Spitz em geral são cães com muita energia para gastar, por isso estão sempre brincando ou correndo. Por esse motivo também é recomendado que seus donos os levem para caminhas periodicamente e tenham brinquedos para que eles se entretenham.

A expectativa de vida de um Spitz Alemão varia conforme a sua saúde, alimentação e estilo de vida. Eles são conhecidos por viverem ente 12 a 18 anos.

Em geral, essa raça é considerada saudável e os problemas mais comuns a surgirem são problemas de pele, quando o pelo não é seco adequadamente, e a luxação patelar (comum em raças pequenas) que causa uma dificuldade para andar ou correr.

Como cuidar do seu Spitz Alemão?

Como qualquer outro animal, o Spitz precisa de alguns cuidados específicos para se manter saudável.

Em primeiro lugar, é imprescindível manter seu animalzinho com as vacinas em dia e visitar o veterinário periodicamente para um checkup. Também é extremamente importante alimentá-lo com rações de qualidade e específicas para a idade e raça.

Além disso, existem outros tipos de cuidados muito importantes, principalmente com o pelo. Para que o Lulu da Pomerânia fique com a sua aparência característica e com o pelo macio é preciso o pentear frequentemente e o tosar periodicamente, de preferência com profissionais experientes em cuidar dessa raça.

É importante sempre procurar profissionais especialistas para o banho e tosa do Spitz inclusive para evitar problemas de pele, comuns em raças mais peludas.

Também é preciso manter o seu animal em constante atividade. Essa é uma raça muito escolhida para viver em casas pequenas ou apartamentos, porém são bem dinâmicos e precisam gastar a energia correndo, brincando ou se o espaço disponível para eles não permitir, é ideal levá-los para passear e caminhar.

O Spitz Alemão é um cachorro dócil, companheiro e brincalhão que se cuidado da maneira adequada irá te acompanhar por muitos anos e continuar sendo o cachorro mais fofo do mundo!

Com certeza você já deve ter visto um Spitz Alemão ou um Lulu da Pomerânia andando por aí, mas já conhecia as características e curiosidades dessa raça? Se quiser saber mais sobre eles ou sobre alguma outra raça, continue lendo outros artigos disponíveis aqui no blog!